Seguidores

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


             PROJETO “CHÁ DE CONCEITOS”

                  
Proposto e desenvolvido pela Indústria do Conhecimento e Setor de Arte

1ª FASE: 30 DE JULHO/20012 –“ O teatro que vive”

                                
2ª FASE: 03 a 30 DE SETEMBRO/2012 – “Poetisa maior: Auta de Souza

                                         
3ª FASE: 30 DE OUTUBRO/2012 - “Registro da História do Teatro Macaibense”   
               
                                    

·         Dia 17/2013 Retorno do Projeto com avaliação e propostas das próximas fases.

                    

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SETOR DE ARTE
ESSES SÃO OS NOSSOS EDUCADORES DO ENSINO DA ARTE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MACAÍBA

 REGISTRO DOS EDUCADORES DA ARTE EM REUNIÃO






 A SECREATRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DESSE REGISTRO FOTOGRÁFICO AGRADECE A ESSE FANTÁSTICO GRUPO DE EDUCADORES QUE MUITO CONTRIBUEM ATRAVÉS DO ESFORÇO E CARINHO, DO AMOR PELA PROFISSÃO E COMPROMISSO COM O SABER, COM O CONHECIMENTO, COM O ENSINO DA ARTE.
NOSSO MUITO OBRIGADO!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

DEVEMOS PARTICIPAR!!!!!!!!!

II SEMINÁRIO DE ARTE E CULTURA DA UFRN
 Formação e Democratização no contexto da Universidade Didadã e o I Fórum de Arte e Cultura da UFRN.

APRESENTAÇÃO: A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (PROEX), do Departamento de Artes, da Escola de Música da UFRN, em parceria com o Fórum Potiguar de cultura e a Rede Potiguar de Pontos de Cultura, realizará no período de 22 a 25 de maio de 2012 o "II SEMINÁRIO DE ARTE E CULTURA DA UFRN: Formação e Democratização no contexto da Universidade Cidadã" e o I Fórum de Arte e Cultura da UFRN. O objetivo do evento é promover o debate acerca de questões emergentes no âmbito da Arte e da Cultura na UFRN, considerando tanto o processo de formação quanto a importância do desenvolvimento de uma política nessas áreas que se oriente pelo diálogo entre a universidade, os movimentos sociais, os segmentos produtivos e institucionais.



O evento será configurado a partir das seguintes temáticas: Políticas culturais para as universidades públicas; Patrimônio, memória e museus; Ensino de arte no contexto da educação brasileira; Estágio curricular em artes e formação docente; Processos educativos e criativos da arte na cidade; Regulamentação, avaliação e execução orçamentária de projetos artísticos universitários; Internacionalização de projetos artísticos e culturais. As referidas temáticas serão desenvolvidas através de Palestras, Rodas de conversas, Oficinas artísticas e Apresentações espetaculares.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como será fiscalizada a lei que obriga o ensino de música no currículo?

Trata-se da lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que determina que a música seja "conteúdo obrigatório, mas não exclusivo" do componente curricular relativo à Arte, em toda a Educação Básica, o que também consta da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9394/1996 (Artigo 26, § 2º). Ao ensinar tal disciplina, as escolas podem trabalhar com artes visuais, teatro, dança e também a música. Isso é diferente de dizer que os alunos terão uma matéria chamada música ou um professor específico para tratar desse conteúdo. A lei nº 11.769 estabeleceu o prazo de três anos para que as redes de ensino se adaptem à nova exigência (Art. 3º). Assim, estados e municípios têm até este ano para baixar normas explicando como as escolas devem cumprir a legislação e dar detalhes sobre em que anos/séries serão incluídos os conteúdos de música, o que será abordado nas aulas e quem as irá ministrar. O documento também deve deixar claros, os critérios de qualidade, as formas de fiscalização e, eventualmente, os modos de punir os infratores. A lei enfatiza ainda a importância das regulamentações locais para garantir o espaço das expressões regionais.

segunda-feira, 12 de março de 2012


A química das tatuagens

1- Origem histórica


A tatuagem existe há mais de 3500 anos e sempre foi considerada uma forma de comunicação e expressão do corpo. Antes, presente nas aldeias, as tatuagens representavam momentos da vida como nascimento, reprodução, puberdade, o fato de tornarem-se guerreiros, entre outros.
Na era moderna, a tatuagem virou símbolo de marginalidade, com as famosas tatuagens de presidiários, que mostravam o crime cometido. Mas de uns tempos pra cá, ela foi se popularizando, não é mais símbolo dos bandidos, os desenhos ficaram mais bem feitos com cores e traços finos e bem delineados.
2- Alguns tipos de tatuagem

Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.
Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
Tribal: desenhos em preto ou colorido com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.
Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.
Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.
3- Mas o que isso tem a ver com química?


As tatuagens de henna, de cor marrom ferrugem, é feita a partir de uma planta existente na índia e em países do oriente médio (Henna lawsonia inermis). e os desenhos são feitos colocando o material sobre a superfície da pele. Já as tatuagens definitivas são feitas através da inserção de uma agulha com um determinado pigmento. E é nesse pigmento que nós podemos observar a química. Como foi dito, as tatuagens evoluíram saindo do aspecto de “tatuagem de marinheiro” para verdadeiras obras de arte, com muitos detalhes e muitas cores.

As cores presentes nas tatuagens são provenientes de alguns produtos químicos. São sais de alguns elementos de transição. Da mesma forma que eles são utilizados para dar cores a vidros, também são para colorir as tatuagens.

Pigmento Cor


Sais de cádmio .............................. Amarelo ou vermelho

Sais de crômio .................................... Verde
Sais de ferro ....................... Castanho, rosa e amarelo
Sais de cobalto .......................................... Azul
Sulfeto de Mercúrio ...................................... Preto
Carbono (carvão) ................................. Preto
Óxido de Titânio ................................ Branco
4- Saúde


Como foi mostrada a utilização de alguns metais, na pigmentação das tatuagens, também deve ser abordado o tema saúde.

A intoxicação por metais pesados ocorre quando eles são absorvidos pelo corpo humano e passam a substituir alguns metais necessários para nossas funções biológicas. É importante lembrar que a intoxicação se dá pela ingestão, ao longo da vida. Bem é isso mesmo, ao longo dá vida. Os metais pesados se depositam nos tecidos ósseos e gordurosos, não sendo eliminados com o passar do tempo.

4.1 Alguns metais e alguns efeitos

Alumínio- Anemia por deficiência de ferro; intoxicação crônica. Cádmio- Câncer de pulmões e próstata; lesão nos rins. Chumbo- Saturnismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral). Mercúrio- Intoxicação do sistema nervoso central. Cobalto- Fibrose pulmonar (endurecimento do pulmão) que pode levar à morte. Cromo- Asma (bronquite); câncer.

5- Conclusão

A cada dia, temos técnicas mais aperfeiçoadas para a composição das tatuagens e imagens mais trabalhadas e coloridas. Todas as cores utilizadas são provenientes dos metais de transição, chamados metais pesados. Porém, apesar das concentrações dos metais pesados existentes serem muito baixas, não causando danos imediatos à saúde, é bom lembrar que os metais se acumulam ao longo da vida.

sábado, 10 de março de 2012


A Poetisa maior do RN.

Auta de Souza nasceu em Macaíba (RN), em 1876. Filha de Eloy Castriciano de Souza e Henriqueta Leopoldina de Souza e irmã de dois políticos e intelectuais, Henrique Castriciano e Eloy de Souza. 
Aos 14 anos apareceram os primeiros sinais da tuberculose, obrigando-a a abandonar os estudos e a iniciar uma longa viagem pelo interior em busca de cura.

Auta de Souza é considerada uma das maiores e mais conhecidas poetisas potiguares.
Sua poesia com traços simbolistas, circulou nas rodas literárias do país despertando sempre muita emoção e interesse, e foi incluída nas antologias e manuais de poesia das primeiras décadas. 

Para Luís da Câmara Cascudo, Auta de Souza  foi "a maior poetisa mística do Brasil".

Aos 24 anos, no dia 7 de fevereiro de 1901, Auta de Souza morreu de tuberculose. No ano anterior havia publicado seu único livro de poemas sob o título de,  Horto, com prefácio de Olavo Bilac, que obteve significativa repercussão na crítica nacional. 


Em 1910 saía a segunda edição em Paris ,contendo nota biográfica de seu irmão Henrique Castriciano.
Antes de serem reunidos em  Horto, parte de seus poemas foram publicados em jornais como A Gazetinha, de Recife, O Paiz, do Rio de Janeiro, e A República, A Tribuna, o Oito de Setembro, de Natal, e nas revistas Oásis e Revista do Rio Grande do Norte. Os poucos poemas inéditos que deixou foram recolhidos e publicados nas edições seguintes de o Horto.

Curiosidade polêmica .
Supostos poemas póstumos de Auta de Souza
O espiritismo se atencionou muito à vida de Auta de Souza. 
Chico Xavier escreveu Auta de Souza, com sonetos, atribuídos ao espírito da poetisa, no processo chamado psicografia. Ele também publicou Parnaso de Além-Túmulo (1932), reunindo uma variedade de poesias que, segundo os kardecistas, são de autoria de poetas já mortos.
FONTE: http://101livrosdorn.blogspot.com/2011/12/em-instantes-outro-importante-autor_05.html

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Os arte educadores Antonildo Lucas e Rosileide Barbosa estão compondo a equipe do SETOR DE ARTE da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO através dos seus projetos que incentivam a ação parafolclórica e teatral em sete Escolas do nosso município.


TEATRO ITINERANTE
MOSTRA ESCOLAR

Base do projeto
OBJETIVO:

GERAL: Proporcionar a comunidade Escolar envolvida na Mostra de Teatro de 2011 o acesso a todos os espetáculos das Escolas municipais, assim sendo, transformando em Teatro Itinerante.

ESPECÍFICO: - Formação de platéia e público,
                        - Ambientar a Escola ao processo teatral,
                        - Troca de vivencias entre os grupos,
                        - Possibilitar parceria da escola com a comunidade,
                        - Valorizar o artista iniciante encontrado na Escola,
                        - Criar meios efetivos para o amparo da ação criadora no processo escolar.

JUSCIFICATIVA:
            O Projeto Teatro Itinerante nasceu da necessidade de viabilizar o acesso da comunidade escolar a todos os espetáculos que participaram da Mostra de Teatro Escolar – Cinco em Cena, realizado no ano de 2011 pela Secretaria Municipal de Educação através do Setor de Arte.
            O processo pedagógico estará completo a partir do momento que a comunidade escolar tenha acesso a todo o procedimento com a parceria interdisciplinar e da comunidade em que a escola está inserida. Ação que irá viabilizar total acesso a ação criadora em um todo e a sua valorização como processo de valorização.

A arte é um dos talentos mais antigos descoberto pelo homem, onde sem imaginar que um dia poderia ser algo tão importante, o ser humano antigo já dava seus primeiros traços artísticos, que é o caso da era pré-histórica onde já surgiram as pinturas em cavernas.
principais escolas de artes no brasil Principais Escolas de Artes no Brasil
Quando falamos a palavra artes, a primeira coisa que nos vem na cabeça é pintura, porém, esse é um tema que abrange alguns outros temas, como música, dança, escultura, artesanato, teatro, enfim, a arte possui um leque bem grande.
Hoje iremos apresentar para vocês as principais escolas de artes no Brasil, o nosso país tem um grande prestígio artístico no mundo, graças a artistas como Tarsila do Amaral, Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Xico Stockinger, dentre outros nomes, e também eventos muito importantes como a Semana da Arte Moderna (1922).
Abaixo estão as escolas de artes mais conceituadas e conhecidas no Brasil, para quem deseja se tornar um profissional ou pelo menos aumentar seus conhecimentos artísticos com qualidade, deve escolher entre essas, veja:
Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Aula Régia de Desenho e Figura
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Conservatório Carlos Gomes
Escola de Arte Dramática
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Escola Picolino de Artes do Circo
Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna
Fundação Brasileira de Teatro
Escola Guignard
Academia Imperial de Belas Artes
Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Istituto Europeo di Design
Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Escola Nacional de Belas Artes
Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios

FONTE: 
http://www.pinturasemtela.com.br/principais-escolas-de-artes-no-brasil/

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mitologia Grega

palavra "mito" significa  qualquer narrativa sacra e tradicional, seja verdadeira ou falsa. O sufixo "-logia", derivado do radical grego "logos", representa um estudo sobre um assunto em particular. Com a junção dos  termos, "mitologia grega" seria o estudo dos mitos gregos, ou seja, os que fazem parte da cultura da Grécia.

A mitologia grega era responsável por narrar o mito dos gregos antigos e sua relação com os povos, também são considerados como meras ficções alegóricas, ou seja, sua expressão transmite um ou mais sentidos. Se entendendo a mitologia grega é o mesmo que compreender a sociedade grega antiga e seu comportamento. O mito grego explica a origem, e suas variações, do mundo e os pormenores das vidas e aventuras deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas. 


Esses mitos foram expressos no que constitui a literatura grega e foram representados pelas artes, como a pintura da Grécia Antiga e a pintura vermelha em cerâmica grega. Essa literatura abrange as mais conhecidas fontes literárias da Grécia Antiga: os poemas épicos Ilíada e Odisséia feitos por Homero e também a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, ambos produzidos por Hesíodo. Mas, também encontram-se preservados em outros locais.

A principal fonte para a pesquisa de detalhes sobre a mitologia grega são as evidências arqueológicas que descobrem e descobriram decorações e outros artefatos, como desenhos geométricos em cerâmica, datados do século VIII a.C.
A mitologia grega tem exercido uma grande influência na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem do Ocidente. Seu patrimônio também influi na ciência, como os nomes dados aos planetas do Sistema Solar e em estudos teóricos, acadêmicos, psicanalíticos, antropológicos e muitos outros.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga foram:

- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Os principais deuses gregos da mitologia: 

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon - deus dos mares 
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Ártemis - deusa da caça e da vida selvagem.
Ares - divindade da guerra.
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.

Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo
Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.