Seguidores

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Um toque da Grécia

O povo grego tem inspiração à vida, a contemplação da natureza, o amor pela beleza, o racionalismo, a democracia, inteligência e bem estar do povo. Esses fatores contribuíam para a inspiração da arte. Sempre em busca da perfeição a arte grega tem como característica a elaboração intelectual que predominam o ritmo, equilíbrio e harmonia.
Em meados do sec  VII a.C e V a.C  houve algumas migrações dos povos gregos para diversos pontos do Mar Mediterrâneo, isso trouxe o crescimento populacional, conflitos internos e a necessidades de novos territórios para a pratica da agricultura. Fundaram colônias na parte sul da Península Itálica e na Ásia menor (atual Turquia).Houve guerras famosas como as Médicas( onde os gregos saíram vitoriosos) e a Guerra do Peloponeso( onde Esparta ganha).Em 359 a. C as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.
 
Na Grécia Antiga na cidade de Olímpia que foi criado os jogos Olímpicos, uma homenagem aos deuses. Sua mitologia é rica em aventuras de lendas e deuses. Sua religião  politeísta era tinha o ponto forte  humanista seus deuses tinham característica humanas e de deuses e seus heróis( semi-deuses) filhos de humanos com deuses. O povo grego buscava entender tudo que ocorria em sua volta, para isso criaram-se as historias de deuses, heróis, ninfas, titãs e centauro entre outros.
Rica em sua cultura a Grécia tem um surpreendente desenvolvimento em sua filosofia, poesia, teatro, artes plásticas e arquitetura.Na arquitetura grega encontramos muitos palácios, templos, teatro e acrópoles de mármore. Muito famosas são as colunas gregas que enriquecem a beleza de sua arquitetura, eram construídas por ordens:
Ordem Dórica- simples e maciça e o fuste da coluna é monolítico e grosso. Representa uma ideia de solidez e imponência.
Ordem Jônica- O fuste era mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata e sim uma base decorada. Representa a graça e o feminino
Ordem Coríntia-Formado por folhas de acanto e quatro espirais simétricas. Representavam luxo e ostentação.

Na arte encontramos três períodos o Arcaico, Clássico e Helenístico, provas das pinturas apenas é encontradas em vasos.As figuras contavam historias normalmente  eram pretas, em forma de silhueta ,porem, mais tarde quando Atenas assume maior parte dos centros exportadores dos objetos, definindo uma tipologia diferente, na qual as superfícies dos vasos se tornam pretas, sendo as figuras pintadas em dourado ou raramente em vermelho(saiba mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário