Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Os arte educadores Antonildo Lucas e Rosileide Barbosa estão compondo a equipe do SETOR DE ARTE da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO através dos seus projetos que incentivam a ação parafolclórica e teatral em sete Escolas do nosso município.


TEATRO ITINERANTE
MOSTRA ESCOLAR

Base do projeto
OBJETIVO:

GERAL: Proporcionar a comunidade Escolar envolvida na Mostra de Teatro de 2011 o acesso a todos os espetáculos das Escolas municipais, assim sendo, transformando em Teatro Itinerante.

ESPECÍFICO: - Formação de platéia e público,
                        - Ambientar a Escola ao processo teatral,
                        - Troca de vivencias entre os grupos,
                        - Possibilitar parceria da escola com a comunidade,
                        - Valorizar o artista iniciante encontrado na Escola,
                        - Criar meios efetivos para o amparo da ação criadora no processo escolar.

JUSCIFICATIVA:
            O Projeto Teatro Itinerante nasceu da necessidade de viabilizar o acesso da comunidade escolar a todos os espetáculos que participaram da Mostra de Teatro Escolar – Cinco em Cena, realizado no ano de 2011 pela Secretaria Municipal de Educação através do Setor de Arte.
            O processo pedagógico estará completo a partir do momento que a comunidade escolar tenha acesso a todo o procedimento com a parceria interdisciplinar e da comunidade em que a escola está inserida. Ação que irá viabilizar total acesso a ação criadora em um todo e a sua valorização como processo de valorização.

A arte é um dos talentos mais antigos descoberto pelo homem, onde sem imaginar que um dia poderia ser algo tão importante, o ser humano antigo já dava seus primeiros traços artísticos, que é o caso da era pré-histórica onde já surgiram as pinturas em cavernas.
principais escolas de artes no brasil Principais Escolas de Artes no Brasil
Quando falamos a palavra artes, a primeira coisa que nos vem na cabeça é pintura, porém, esse é um tema que abrange alguns outros temas, como música, dança, escultura, artesanato, teatro, enfim, a arte possui um leque bem grande.
Hoje iremos apresentar para vocês as principais escolas de artes no Brasil, o nosso país tem um grande prestígio artístico no mundo, graças a artistas como Tarsila do Amaral, Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Xico Stockinger, dentre outros nomes, e também eventos muito importantes como a Semana da Arte Moderna (1922).
Abaixo estão as escolas de artes mais conceituadas e conhecidas no Brasil, para quem deseja se tornar um profissional ou pelo menos aumentar seus conhecimentos artísticos com qualidade, deve escolher entre essas, veja:
Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Aula Régia de Desenho e Figura
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Conservatório Carlos Gomes
Escola de Arte Dramática
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Escola Picolino de Artes do Circo
Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna
Fundação Brasileira de Teatro
Escola Guignard
Academia Imperial de Belas Artes
Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Istituto Europeo di Design
Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Escola Nacional de Belas Artes
Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios

FONTE: 
http://www.pinturasemtela.com.br/principais-escolas-de-artes-no-brasil/

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mitologia Grega

palavra "mito" significa  qualquer narrativa sacra e tradicional, seja verdadeira ou falsa. O sufixo "-logia", derivado do radical grego "logos", representa um estudo sobre um assunto em particular. Com a junção dos  termos, "mitologia grega" seria o estudo dos mitos gregos, ou seja, os que fazem parte da cultura da Grécia.

A mitologia grega era responsável por narrar o mito dos gregos antigos e sua relação com os povos, também são considerados como meras ficções alegóricas, ou seja, sua expressão transmite um ou mais sentidos. Se entendendo a mitologia grega é o mesmo que compreender a sociedade grega antiga e seu comportamento. O mito grego explica a origem, e suas variações, do mundo e os pormenores das vidas e aventuras deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas. 


Esses mitos foram expressos no que constitui a literatura grega e foram representados pelas artes, como a pintura da Grécia Antiga e a pintura vermelha em cerâmica grega. Essa literatura abrange as mais conhecidas fontes literárias da Grécia Antiga: os poemas épicos Ilíada e Odisséia feitos por Homero e também a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, ambos produzidos por Hesíodo. Mas, também encontram-se preservados em outros locais.

A principal fonte para a pesquisa de detalhes sobre a mitologia grega são as evidências arqueológicas que descobrem e descobriram decorações e outros artefatos, como desenhos geométricos em cerâmica, datados do século VIII a.C.
A mitologia grega tem exercido uma grande influência na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem do Ocidente. Seu patrimônio também influi na ciência, como os nomes dados aos planetas do Sistema Solar e em estudos teóricos, acadêmicos, psicanalíticos, antropológicos e muitos outros.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga foram:

- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Os principais deuses gregos da mitologia: 

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon - deus dos mares 
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Ártemis - deusa da caça e da vida selvagem.
Ares - divindade da guerra.
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.

Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo
Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.

Um toque da Grécia

O povo grego tem inspiração à vida, a contemplação da natureza, o amor pela beleza, o racionalismo, a democracia, inteligência e bem estar do povo. Esses fatores contribuíam para a inspiração da arte. Sempre em busca da perfeição a arte grega tem como característica a elaboração intelectual que predominam o ritmo, equilíbrio e harmonia.
Em meados do sec  VII a.C e V a.C  houve algumas migrações dos povos gregos para diversos pontos do Mar Mediterrâneo, isso trouxe o crescimento populacional, conflitos internos e a necessidades de novos territórios para a pratica da agricultura. Fundaram colônias na parte sul da Península Itálica e na Ásia menor (atual Turquia).Houve guerras famosas como as Médicas( onde os gregos saíram vitoriosos) e a Guerra do Peloponeso( onde Esparta ganha).Em 359 a. C as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.
 
Na Grécia Antiga na cidade de Olímpia que foi criado os jogos Olímpicos, uma homenagem aos deuses. Sua mitologia é rica em aventuras de lendas e deuses. Sua religião  politeísta era tinha o ponto forte  humanista seus deuses tinham característica humanas e de deuses e seus heróis( semi-deuses) filhos de humanos com deuses. O povo grego buscava entender tudo que ocorria em sua volta, para isso criaram-se as historias de deuses, heróis, ninfas, titãs e centauro entre outros.
Rica em sua cultura a Grécia tem um surpreendente desenvolvimento em sua filosofia, poesia, teatro, artes plásticas e arquitetura.Na arquitetura grega encontramos muitos palácios, templos, teatro e acrópoles de mármore. Muito famosas são as colunas gregas que enriquecem a beleza de sua arquitetura, eram construídas por ordens:
Ordem Dórica- simples e maciça e o fuste da coluna é monolítico e grosso. Representa uma ideia de solidez e imponência.
Ordem Jônica- O fuste era mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata e sim uma base decorada. Representa a graça e o feminino
Ordem Coríntia-Formado por folhas de acanto e quatro espirais simétricas. Representavam luxo e ostentação.

Na arte encontramos três períodos o Arcaico, Clássico e Helenístico, provas das pinturas apenas é encontradas em vasos.As figuras contavam historias normalmente  eram pretas, em forma de silhueta ,porem, mais tarde quando Atenas assume maior parte dos centros exportadores dos objetos, definindo uma tipologia diferente, na qual as superfícies dos vasos se tornam pretas, sendo as figuras pintadas em dourado ou raramente em vermelho(saiba mais)