Seguidores
segunda-feira, 18 de abril de 2011
sexta-feira, 8 de abril de 2011
PROJETO
"MURO QUE FALA"
A forte necessidade de rabiscar paredes, espaços diversos é milenar. O homem das cavernas contou a sua historia através das figuras rupestres dentro dessa necessária afirmação onde a leitura norteia o mundo individual, social e ambiental. Esse querer de afirmação, do existencial perpassa as paredes do tempo nessa ampulheta de garatujas, rabiscos, amores e desamores, encontros e desencontros, afirmações e prazer. A Escola é testemunha desse procedimento através dos nossos alunos que em muitas das vezes utilizam; giz, lápis grafite, corretivo e qualquer outro material para deixar nas paredes da escola, nas carteiras o seu nome ou desenhos com o grande objetivo de registro, de afirmação, de delinear o seu território. A pichação escorre nas paredes, muros e fachadas, obeliscos, monumentos onde essa grave agressão é vista nas grandes cidades e que aos poucos está surgindo nas cidades menores.
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento Na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Com o Projeto “Muro que fala” os alunos navegarão no mundo do desenho que o grafite proporciona.
ESSE PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCACIONAL RURAL ALFREDO MESQUITA FILHO - CERU
MACAÍBA/RN
quinta-feira, 7 de abril de 2011
ARTE
APOLO (patrono)
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música que é capaz de nos fazer felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e nem por movimentos ligados a mesma, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna, qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixa com sua percepção de arte.
LINHA DO TEMPO Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna. Porém, optamos por apresentar a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerarmos ser mais didática. | |
Não deixe de citar a fonte. Diga não ao plágio. O uso dos materiais publicados neste site é livre. Pedimos apenas que todos respeitem a ética acadêmica citando a fonte e informando o endereço do site, para que outros possam também explorá-lo bem como, ter acesso às atualizações e complementações. Observe que ao citar textos encontrados na Internet, é necessário colocar a data de consulta, devido às freqüentes alterações que os mesmos podem sofrer.
| |
| |
DISPONÍVEL NA COORDENAÇÃO DE ARTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
RELAÇÃO DA DVDTECA
ARTE NA ESCOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1 A COR DA CRIAÇÃO (PAULO PASTA)
2. A HERANÇA DO MESTRE VITALINO
3. AMELIA TOLEDO: RAZÃO E INTUIÇÃO
4. ANITA MALFATTI: MODERNISTA POR NATUREZA
5. ANTONIO SAGGESE: ARQUEOLOGIA DA IMAGEM
6. A OBRA MONUMENTAL DE POTY
7. ARTE E MATÉRIA
8. AS FÁBULAS DE ANTONIO POTEIRO
9. A TAPEÇARIA DE NORBERTO NICOLA
10. AUTORRETRATO
11. BARRAVELLI: COLECIONADOR DE IMAGENS
12. CARLOS FARJADO: PARA TODOS OS SENTIDOS
13. CORES URBANAS
14. DESENHO: ARTE E CRIAÇÃO
15. GRAVURAS DE MARIA BONOMI
16. ISTO É ATRE?
17. KARIN LAMBRECHT: DE CORPO E ALMA
18. LASAR SEGALL: UM MODERNISTABRASILEIRO
19. MACROFOTOGRAFIA (JUAREZ SILVA)
20. MARCOS COELHO BEJAMIM
21. MESTRE DIDI: ARTE RITUAL
22. MOMENTOS DE FRNZ WISSMANN
23. NUNO RAMOS: ARTE SEM LIMITES
24. O LIRISMO DE RENINA KATZ
25. RECORTES DE LENDA CATUNDA
26. RUBENS MATUCK: A AQUARELA NO BRASIL
27. SHOKO SUZUKI: CERÂMICA E TRADIÇÃO
28. SIRON FRANCO: NATUREZA E CULTURA
29. TOMIE OHTAKE: O TRAÇO ESSENCIAL
30. TRAJETÓRIA DA LUZ BRASILEIRA POR PAULO HERKENHOFF
Assinar:
Postagens (Atom)